sábado, dezembro 20, 2025
spot_img
InícioGeralCBF pede exclusão do Cerro Porteño após caso de racismo contra jogador...

CBF pede exclusão do Cerro Porteño após caso de racismo contra jogador do Palmeiras


CBF pede exclusão do Cerro Porteño após caso de racismo contra jogador do Palmeiras

Entidade cobrou punição esportiva rigorosa e encaminhou denúncia à Conmebol e à Fifa

Foto: CBF/ Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou à Conmebol a exclusão do Cerro Porteño da Libertadores Sub-20 após episódios de racismo cometidos por torcedores paraguaios contra os jogadores Luighi e Figueiredo, do Palmeiras. O caso ocorreu durante a partida da última quinta-feira (7/3), no Estádio Gunther Vogel, em San Lorenzo. A entidade também acionou a Fifa para pressionar por medidas mais severas.

O documento enviado pela CBF, elaborado pelos departamentos Jurídico e de Governança e Conformidade, tem 29 páginas e defende punições exemplares para o clube e seus torcedores. A entidade alega que o protocolo da Fifa contra racismo não foi seguido, pois o jogo não foi paralisado conforme as diretrizes do Código Disciplinar, que prevê três etapas: advertência via alto-falantes, interrupção da partida e suspensão definitiva se os atos continuarem.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, reforçou a necessidade de medidas mais rígidas. “O que a gente espera da Conmebol é rigor. Basta de racismo e de multas que não levam a nada. Queremos punições esportivas”, afirmou. A denúncia argumenta que sanções financeiras têm se mostrado ineficazes para coibir novos casos e que “a punição do Cerro Porteño e dos envolvidos não é apenas uma necessidade jurídica, mas uma obrigação moral e institucional”.

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, também se manifestou e garantiu que cobrará ações imediatas da entidade sul-americana. “Vamos solicitar a exclusão do time paraguaio da competição”, declarou. O episódio ganhou ainda mais repercussão após o atacante Luighi desabafar na entrevista pós-jogo, em que a equipe brasileira venceu por 3 a 0.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -spot_img

Mais Lidas