quinta-feira, agosto 7, 2025
spot_img
InícioÚltimasCágados que saíram do Riacho Salgadinho serão resgatados pelo Instituto Biota a...

Cágados que saíram do Riacho Salgadinho serão resgatados pelo Instituto Biota a pedido do MP



Após os registros de diversos cágados saindo do Riacho Salgadinho e invadindo a pista, o Ministério Público acionou o Instituto Biota para retirar os animais da rua. Os animais foram flagrados na manhã desta quarta-feira (05) na Rua Deputado Humberto Mendes, no bairro do Poço, em Maceió.

De acordo com informações da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB/AL, uma reunião com o Ministério Público definiu a força tarefa com o Instituto Biota para o resgate dos animais. Com isso, a rua está interditada até a retirada de todos os cágados, que serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA/IMA. 

Em entrevista ao TNH1, Walma Gonçalves, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB/AL, informou que uma nova audiência será realizada nessa quinta-feira (06) com o Instituto Biota e o Instituto de Meio Ambiente (IMA) para fazer um balanço da quantidade dos cágados e outros animais recolhidos.

Segundo o Instituto Biota, as equipes já estão no local fazendo o recolhimento dos seres na beira da avenida. Além disso, como populares devolveram os animais ao riacho, eles foram parar na areia da praia, onde também tem uma equipe procurando por eles. Veja as imagens do resgate:

Animais flagrados

Diversos cágados foram flagrados invadindo a pista após um transbordamento do Riacho Salgadinho. Os animais foram filmados por populares e é possível ver alguns deles com ferimentos. Em um dos vídeos, um homem pega um dos animais e o joga de volta nas águas do riacho. Além disso, um já estava ferido na calçada, com parte do casco quebrado e apresentando sangramento. Confira:

De acordo com o Instituto Biota, há uma população de cágados vivendo no local desde, pelo menos, o ano de 2021. Eles teriam saído do Riacho hoje devido às fortes chuvas, para não serem arrastados pela correnteza.

*Estagiário sob supervisão



Fonte: TNH1

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -spot_img

Mais Lidas